segunda-feira, 15 de junho de 2015

O 36º livro lido no #Projeto75LivrosEmUmANo


O 36° livro do ano foi o #UmaVidaInventada Memórias Trocadas e Outras Histórias de #MaitêProença.

Comprei esse livro, sem nem saber do que ele tratava. Sabia apenas que era de autoria da atriz Maitê Proença... acabei me deparando com um livro que consiste mais  em um desabafo do que qualquer outra coisa, ela deu umas boas vomitadas do seu íntimo em inteligentes 214 páginas.

A pegada interessante é que ela mescla seus casos e acasos de seus anos vividos com uma história de um talvez...uma outra moça, uma outra Maitê...

Acontece, que quando eu vi que era um livro meio que autobiografia, ou de memórias, se é que assim podemos classificar...se é que alguma classificação é válida quando se trata de uma vida contada assim...em palavras, em desatino...enfim...

Foi assim que eu quis continuar a ler tudo, pra ver o que aqueles lindos e profundos olhos azuis tinham guardado ali, por trás daqueles tons meio turvos, marejados, distantes...consegui ver bem mais do que eu vi na Helena da novela Felicidade (acho que a primeira lembrança que tenho da Maitê).

Ri deliciosamente em algumas partes, principalmente a parte da devoção de beata em lance religioso dela e tal...fiquei com o coração na mão em outras, como na parte família X amor X menina X mulher...enfim...gostei bastante.

Apesar que no desfecho da leitura concluí o seguinte:
Algumas coisas ficam fáceis de se dizer quando se é a Maitê Proença, a Martha Medeiros e alguém assim e tal (Não me levem a mal por eu usar a Martha como exemplo, mas é que quero dizer que é um estilo crítico meio "elitista", meio fora da realidade - pelo menos para a maioria de nós, seres comuns - apesar de ser bem coerente e verdadeiro em grande parte...assim como qualquer outro pensamento crítico...afinal, nada é exato nessa vida). É fácil dizer que viajar é isso ou é aquilo, o Brasil é assim ou é assado, quando se é alguém, mais do que inteligente...quando se é alguém "de família", "de posses", "de dinheiro", "de beleza",  e sobretudo "de boa educação".

Algumas frases:

"...Um dia tomei horror a tudo que me rouba a saúde ( e de quebra a elegância), mas, como a evolução se dá a passos lentos, ainda gosto de beber. Gosto mais do que devia, e bebo mal. Não paro na hora certa e amo a sensação de estar com o pensador anestesiado e os sensores aflorados..." (ACHEI ISSO TÃO EU, TÃO A MINHA RELAÇÃO COM A BEBIDA!)

"'Corajoso não é o que não tem medo, corajoso é quem tem medo e pula. O outro é um irresponsável.'
E nós pulamos
Neste mundo não há saída: há os que assistem, entediados, ao tempo passar da janela, e há os afoitos, que agarram a vida pelos colarinhos.
Carimbada de hematomas, reconheço, sou do segundo time."

"Não sei o que faço aqui. Com quem estou falando? Por que essas revelações? Isso de passar a vida interpretando textos de outras criaturas vai abafando a própria voz..."

"...pelo intelecto a coisa não vai. Só mesmo a paixão, que é do reino da loucura, me põe entregue e besta, com as patas arriadas no chão. E eis a contradição outra vez: nada me descansa mais que um amor insensato - quanta paz e conforto há naquele punhado de instantes em que vislumbro o paraíso!"

"A gente só ama eternamente, ininterruptamente, os mortos."

"Quanto a mim, sigo aqui nesse meio de vida, meio sem rumo, meio escritora, meio atriz, meio casada, meio feliz, meio sem terra, sem laços, com meio amigos, meio fechada para dentro de mim."

"O fato é que as pessoas mentem descaradamente, e por motivos diversos inventam toda uma vida para si."

Por fim, sendo tudo inventado ou tudo real, ou quase tudo um ou outro...de qualquer forma a Maitê Proença - FIGURA PÚBLICA - teve uma coragem ímpar: desnudou-se em primeira pessoa! (Vale a leitura!)

Ah, e a foto eu fiz assim, algo até meio abstrato, porque acho que a vida por nós inventada é assim - uma escala enigmática de tons...de cores, de amores. É arte por essência (ou deveria ser)!
E quando não? 
Daí a reinventamos.

Bem, é isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário