quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Leituras 38 - 39 do #Projeto75LivrosEmUmAno: O Pequeno Príncipe e o Retorno do Jovem Príncipe



O 39º #livro do ano foi #ORetornoDoJovemPríncipe de #AGRoemmers.

Li em uma hora, é um livro bonitinho e tal. Mas acho que eu não tinha que ter lido logo após de O Pequeno Príncipe de Exupéry, porque as comparações vieram de forma gritante na minha mente perturbada e interferiram muito na leitura.

Quero dizer que o retorno foi bom, mas não há como não pensar coisas do tipo: quem é esse fulano pra se achar no direito de imaginar um jovem príncipe?

O Retorno pareceu muito mais um livro de auto ajuda (um estilo tendencioso, que eu não gosto), enquanto o príncipe quando pequeno parece muito mais com uma fábula, é muito mais de interpretação aberta.

Mas tirando a parte de que Roemmers meio que quer nos empurrar um "Deus", eu até que gostei do modo que a conversa se desenvolve, misturando elementos da passagem do príncipe quando pequeno com questões atuais de um príncipe jovem e um pouco mais desiludido com a vida.

Vou colocar só uma frase, pois li esse livro no final de junho, num turbilhão e dele pouco me lembro, pois na ocasião eu sequer tinha como marcar as frases que me tocaram. "Você deve perdoar o fato de que a primeira reação das pessoas é julgar alguém por seu aspecto externo." Né não!? 

Bem, é isso!
#Projeto75LivrosEmUmAno
39/75





Gente, atualizando as leituras do ano:

#OPequenoPríncipe de #AntoineDeSaintExupéry foi o 38º #livro lido no #Projeto75LivrosEmUmAno.

Na verdade foi uma releitura, mas acho que esse livro é tão, tão perfeito que eu nem quero falar sobre ele. É um livro sobre o sentido da vida, mas sem nhe nhe nhem.

Da outra vez que eu li, eu já era adulto e tal. O que eu acho uma pena, daí li, gostei (claro) e foi só. Na ocasião eu não colecionava livros. Logo após eu ler, dei de presente pra minha amiga @giovanaramoscs. Ela que na época me disse que tinha ouvido que era bom ler os ensinamentos do pequeno príncipe em 5 em 5 anos, porque a gente se transforma nesse período e coisa e tal. 

De fato! Dessa vez eu vi tudo com outros olhos, ou talvez com outro coração. Mas achei ainda melhor do que da primeira vez. Exupéry é metafórico demais. E embora o seu personagem viva em um mundo onírico, seus ensinamentos são sobre pequenas essências da vida humana.

Ah, e eu tenho que falar dessa edição em #capadura da editora #Geração. Olha, tá linda, linda! E o material extra é formidável.


Uma frase? 
Acho que todo mundo já leu, todo mundo ama esse livro inteiro. Enfim, não vou escolher as frases clichês de sempre, do essencial ser invisível aos olhos e daí vai...

Porque no fundo penso: "Que planeta estranho!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário