segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Leituras de Agosto no #Projeto75LivrosEmUmANo

LEITURAS DO MÊS DE AGOSTO


#Agosto além de ter sido interminável foi o mês que eu menos li esse ano.
Li apenas 4 títulos (792 páginas), ou seja, quase o equivalente a um #livro.
Foram eles:

47º- #UmGritoDeAmorDoCentroDoMundo de #KyoichiKatayama
48º-#Sal de #LeticiaWierzchowski
49º-#Mentirosos de #ELockhart 
50º-#EuNãoVimFazerUmDiscurso de #GabrielGarcíaMárquez


Sim, minha gente...vergonhoso, mas estou meio fora do ritmo pra #ler. Mas logo volto com tudo ao #Projeto75LivrosEmUmAno.

👍😘😉💙🙈📚




O 50º #livro do ano foi o #EuNãoVimFazerUmDiscurso de #GabrielGarcíaMárquez.

Confesso que acabei a leitura com os olhos embebidos em lágrimas.

Não que essa fosse a intenção do autor ou apenas projeção involuntária de algo que eu estou sentido. Acredito que esteja acontecendo isso com os meus olhos, sobretudo por eu ter percebido por trás das palavras dos discursos de Gabo, o próprio ser humano que ele era. 

E, nesse instante, salta-me da mente a simplória e óbvia conclusão: um livro pode transformar a vida de um homem, mais que isso - pode mudar o próprio homem, e isso naturalmente, muda a direção do mundo que, às vezes, padece em apenas girar, girar e girar... 

Eu teria um outro livro de frases se eu colocasse todas as ditas nos discursos do grande mestre. No entanto, ficarei com essa: "Creio que a vida de todos nós seria melhor se cada um dos senhores levasse sempre um livro na mochila." Que todos tenham uma vida repleta de #palavras, #consciência e #amor. O resto a gente imagina!


#Projeto75LivrosEmUmAno
50/75 (2/3 carregados. Será que dá tempo?)
😉💚📚





Eis o 49º #livro lido no #Projeto75LivrosEmUmAno:

#Mentirosos de #ELockhart.

Bem, é um livro escrito
Tipo 
Em 
Forma de poema,
Célere
Surpreendente
Vanguardista
Com um final que vale por
Todo o livro
Tipo escrito assim:
Como uma conversa do whatsapp
Quando vamos falando e dando 
Enter
... Crítica de estilo à parte, não posso falar muito sobre o livro por dois motivos:
A) criei espectativas demais (não me fez bem).
B) quando acabou eu fiquei querendo bater na cara da autora do livro por ter feito algo tão, tão... Enfim.


#foto clichê, mas quem já leu sabe do que se trata.

Frases?

"Como posso ser uma pessoa boa se não acredito mais?"
"—Você entende, Cady? O silêncio é uma camada protetora sobre a dor." E só, o resto é história, o resto é o universo dos Sinclair e de seus agregados.

E quem são eles? "Somos Sinclair.

Ninguém é carente.
Ninguém erra.
Vivemos, pelo menos durante o verão,
em uma ilha particular.
Talvez isso seja tudo o que você
Precisa saber a nossa respeito." 

🔥
O 48º #livro do ano foi o #Sal de #LeticiaWierzchowski.
Essa gaúcha escreve demais e é capaz de te transportar pra outros tempos, outros lugares, outros mundos.
Gostei da história.
Gostei da organização cronológica utilizada.
Gostei do pensar de cada personagem.
Gostei dos amores, das cores...
Gostei!

É um livro muito rico em detalhes...e acho que se eu colocar determinadas frases, vou acabar matando alguns personagens. Mas não tem como não falar de Julius e Orfeu e do amor avassalador que eles sentiam um pelo outro e pela vida, pelo sol, pelo eterno verão... 

""Não consegue dormir?", Orfeu perguntou, simpático.
A voz dele ecoou na noite, sobre as ondas. Era uma voz macia e quente. Pobre Julius, a vida não é como um livro que a gente simplesmente vai virando as páginas. Ele queria fechar os olhos e deixar que as coisas acontecessem, as coisas que estavam escritas. Mas, de fato, a mão do destino precisava da ajuda dele, então Julius respirou fundo e respondeu:"Está uma noite tão bonita...Vim ver o mar..."
"Amanhã chove", garantiu Orfeu com leveza. E então, sorrindo acrescentou: "Mas amanhã ainda não importa, não é mesmo? Eu também vim ver o mar, depois resolvi sentar aqui e esperar que você aparecesse..."
(...)
Orfeu levantou-se da pedra em que estava sentado e, aproximando-se suavemente de Julius, disse baixinho: "Sim, eu vi os seus olhos....Como eles eram? Como duas bocas cheias de fome... Como um espelho dos meus." 

Ah, amei também a Cecília (a matriarca) da família Godoy.
#Projeto75LivrosEmUmAno.
48/50


O 47º #livro lido no ano foi o #UmGritoDeAmorDoCentroDoMundo de #KyoichiKatayama.
Bem, o que se esperar de um livro que começa assim:
"De manhã, acordei chorando. Ultimamente, tem sido sempre assim. Já nem sei se meu pranto é de tristeza. Acho que meus sentimentos se foram com as lágrimas. Ainda sob as cobertas, estava absorto em meus pensamentos quando minha mãe se aproximou dizendo: "Vamos! Está na hora de acordar.""? É, eu esperei demais. Esperei o grito de amor...esperei a transa que não rolou e esperei que a mocinha não fosse morrer. Apesar que esse último detalhe (que ela iria morrer) eu já sabia desde o começo, uma vez que o autor já conta isso logo de cara.


Mas talvez esse tenha sido o meu problema...esperar demais!
É uma história bonita, romântica e com seu lado amor/dor. Ah, bombou no Japão. Acho que para aquelas bandas o sentimento é mais velado e o autor até que se expressou de forma razoável para os padrões nipônicos, mas não nos convence, com nosso lado ocidental. 
Mas sério: eu leria novamente, porque acabei achando bonitinho. Acho que fiquei chateado por saber que aquele amor tão lindo acabaria como acabou: levado pela doença da linda Aki e tornando-se pra sempre o quase de Sakutarô.


Frases? (Não é um livro de impacto)

"Choro porque, ao deixar o sonho agradável e retornar para a realidade triste, existe uma fenda pela qual não há como passar sem derramar lágrimas. Já tentei inúmeras vezes; nunca consegui."

"— Porque se a morte representa o fim de tudo, e que não existe mais nada depois dela, então não vejo nenhum sentido em morrer." 
47/75

Nenhum comentário:

Postar um comentário