segunda-feira, 25 de maio de 2015

Os livros lidos no mês de fevereiro de 2015 no #Projeto75LivrosEmUmAno


O 14º #livro do ano foi o #LugaresQueNãoConheçoPessoasQueNuncaVi da escritora, jornalista, colunista, emblemática #CeciliaGianetti.
Cara, não basta essa capa linda, uma composicão feita entre os capítulos de ilustracão?rabisco?grito...não basta o texto objetivo de uma jornalista? Não, não basta! Esse livro é uma viagem. (Daí o porque da foto! Ok? Sim, ok!). O figurado e o literal postos na mesma receita. Peguei hiper bem com tantas coisas, mas só posso postar algumas marcações aleatórias aqui. São elas: •"Aprenderam com seus próprios méritos. Não preciso batizar os sacos de lixo com etiquetas que dizem:
"Comida estragada que eu não daria a um cachorro", "Comida razoavelmente boa que não tenho vontade de comer", "Merda e sangue" – mesmo porque eles não sabem ler."
•"A Central do Tédio é o refúgio das crianças eternas que, secretamente, imaginam terem fracassado em algum setor da vida, ou em vários. Sustentam a juventude numa pose de quem sabe que uma coisa muito boa espera por eles mais à frente. Mesmo que tudo em volta sejam destroços e seus dentes sejam de porcelana, postiços.
A Central do Tédio fica no meio de lugar nenhum."
•"Irei à festa ciente de que gostarei menos de mim quando estou perto dos outros. Eles sempre me dão chances infinitas para atuar como a pessoa cheia de merda, afetada, caricatural e fleumática que sou..." #Crazy define!


Hoje deixo o Rio, deixo o carnaval e a folia que trouxe para viver nesse azul infinito.
Com o corpo cansado, o coração mexido e os miolos mergulhados no álcool carioca.
Hoje li o décimo terceiro #livro do ano. #QuandoOAzulNãoDesbotava do #FranckSantos, que vestiu perfeitamente essa minha despedida.
Um delicioso azul poético, inimaginável azul que não deve se desbotar.
Queria poder transcrever cada singela palavra, cada tom desse azul, mas vou ficar com esses tons aqui:
•"Íamos nos casar num domingo, não precisaria ser de sol, mas teria que ter lua, teria que ser no jardim de nossa futura casa, entre velas, lanternas e amigos. Você fixava o olhar no seu anel azul-safira, aliás tudo era azul, me sentia como um marinheiro bêbado, um rebelde, queria com você uma cama grande, uma lua cheia e talvez as muralhas da China."
•"Não sei se confudem timidez com antipatia. Não sei quem gosta ou não do meu universo particular."
•"Não partimos ainda. Nem eu. Nem ele. Apesar do mesmo Sol. Da mesma Lua. Da mesma chuva. Do mesmo azul. Das mesmas músicas. Não partimos ainda, mas um fio invisível nos mantém unidos, sob o mesmo céu."
•"Não consigo dizer o que eu quero, espero que você leia nas entrelinhas(...)Às vezes as coisas mais reais só acontecem na imaginação. Lembrar do que nunca aconteceu."
•"Essas coisas se pressente. As partidas são necessárias e inevitáveis. E eu soube. Apenas soube que você ia embora naquela tarde. Como sei agora com a sua ausência." #Azul, lindo 📘 azul.
13/75
#Projeto75LivrosEmUmAno
💙😱📘


O 12º #livro de 2015.
Mesmo em pleno carnaval, nas minhas horas extras de semi lucidez, eis que eu leio mais uma obra do absurdamente fenomenal #MilanKundera. Dessa vez a "viagem" se deu em #ALentidão. •"É a primeira vez que estão perto um do outro, e a indizível atmosfera de sensualidade que os cerca nasce justamente da lentidão da cadência: balançados pelo movimento da carruagem, os dois corpos se tocam, primeiro sem querer, depois querendo, e a história começa." •"Só as crianças vivem dentro da verdade." •"Há um vínculo secreto entre a lentidão e a memória, entre a velocidade e o esquecimento." Praia, cervejinha, lugar bacana, livro sensacional...tudo isso e muito mais ao som da linda #MalluMagalhães.

Eis o décimo primeiro #livro do ano:
#FilosofiaEm60Segundos de #AndrewPessin.
60 segundos que viraram uma horinha num livreto despretensiosamente filosófico.
Um livro dedicado ao filósofo que há em cada um de nós. Que aborda pensamentos como: "E não há nada tão incrivelmente improvável como o próprio Universo, entre todos os possíveis universos que poderiam ter existido.
Haveria obviamente só um ser capaz de embaralhar essas cartas..."/ "Não controlamos nenhum dos fatores que controlam nosso comportamento."/ " No começo era uma desculpa. Adão culpou Eva, ela culpou a serpente e o resto é a história da humanidade. "
Em coisas simples é que se concentra a delícia do pensar. Diluir-se no subjetivo, aprofundar-se no abstrato. Ainda que em 60 segundos... Penso que seja essa a ideia do filósofo "gênio" - Andrew Pessin nesse livro simples, porém edificante.
#OPesadelo de #LarsKepler (pseudônimo do casal Alexandre Coelho Ahndoril e Alexander Ahndoril) foi o 10º #livro lido do ano.
Bem, não sou muito fã de suspense...mas até que gostei desse. Bem rápido e várias vezes eu me pegava até com palpitações estranhas (mas confesso que não sei se por estar de ressaca, rsrs). Mas pesadelo mesmo é fazer regime com #Pringles e #Paçoquita. Nénom, amigos que fazem #gordices?
Duas frases que eu gostei dentro das quatrocentas e tantas páginas: •"O dom não é suficiente. Não é suficiente pra ninguém. "
•"Vivemos nossas vidas com muitos acessórios exteriores, enquanto do lado de dentro... Temos profundos anseios não realizados que desejamos e também pesadelos que nunca se tornam realidade." Enfim, valeu a leitura (afinal comprei em promoção - 10 Dilmas), agora quero ler o grande sucesso da dupla - #OHipnotista.
E aí, como andam as leituras??
10/75📚😉👌 #Projeto75LivrosEmUmAno

 
O 9º #livro de 2015, foi o #Verme! de #JimCarbonera escrito em #PortoAlegre em 2012.
É estranho tentar tecer qualquer comentário que não pareça raso e ou meramente postiço quando em um intervalo menor que duas semanas, você assiste ao polêmico filme Birdman, lê o livro Animal Tropical e depois ainda você lê o livro do cara que te indicou Animal Tropical e esse cara escreve um livro chamado Verme! Que é a sua cara...É...é foda ser um ébrio. (Hahaha! Nem tanto!) Enfim...nesse momento estou com sono e confuso. No entanto, de certa forma estimulado a escrever o seguinte: esse lance de romance e realidade, crítica filosófica e cotidiano banal...é exatamente o tipo de leitura que me encanta. É a junção desse monte de antônimos que faz a parada ser singular.
@jimcarbonera, anotei um monte de doideras suas. Mas pra não dar uma de "spoiler", vou citar só uma, OK!? "Sou da opinião que a fama de um homem deve vir do meio das pernas ou de dentro de um bar. Essa sim é a glória verdadeira. Entretanto não vou ser hipócrita. Ser reconhecido por fazer o que se ama, sem precisar se alienar, séria ótimo." Jim, quando eu visitar POA, espero te encontrar em algum bar sujento, você no seu rum, e eu nas minhas cervejas. E quem sabe não possamos até cantar? Afinal como você se indagou na pele do Rino: Qual bêbado não gosta de cantar?
#Projeto75LivrosEmUmAno
9/75
🍺😱👏📚👌😉

O 8º #livro:
Criado por #StevenSpilberg e escrito por #JamesKahn -
#OsGoonies.
Esse livro é mais do que uma obra que transcende gerações, é um legado goony.
Fantástico, genial, cult...ah, quantas dezenas de vezes eu assisti a esse filme?
Enfim...blá blá blá, o filme é demais, o livro também, e os Goonies são os Goonies - #Anos80 e coisa boa e coisa e tal. E eu fiz na foto, o papel do #Gordo...com #Doritos e #CocaCoca, ítens básicos de gordices que também atravessaram gerações.
"Eu jamais trairei meus amigos das Docas Goon,
Juntos ficaremos até o mundo inteiro acabar,
No céu e no inferno e na guerra nuclear,
Grudados feito piche, como bons amigos iremos ficar,
No campo ou na cidade, na floresta, onde for,
Eu me declaro um companheiro Goony
Para sempre, sem temor."
- O JURAMENTO GOONY -
Putz, esse box da #DarkSide de #FilmesParaLer é um mimo que todos os leitores teriam que ter.
#Projeto75LivrosEmUmAno
8/75
#BoaTarde
Saudações, #WillyCaolho.
💀💀💀💀💀

Nenhum comentário:

Postar um comentário