sábado, 23 de maio de 2015

Os livros lidos no mês de janeiro de 2015 no #Projeto75LivrosEmUmAno



O 7º #livro do ano foi o #AnimalTropical de #PedroJuanGutiérrez.
Cara, que porra de livro sujo e viciante é esse?
O Pedrito é um demônio. E que me perdoem os menores de idade e os de mente fechada. Mas tenho que falar: não tem como não ler algumas partes desse livro sem ficar com o pau duro.
Eu poderia usar um sinônimo mais nobre? Sim, mas pra quê?
Como o autor narra em determinada parte: "É na primeira pessoa. Escrever na primeira pessoa é como se desnudar em público..." Eu queria escrever umas 5?/10? páginas pra falar desse romance. Falar de todo o seu erotismo e de todo o seu lado tropical e animal, mas os caracteres da modernidade me limitam... Frases? (Carajos, esse livro inteiro teria que virar domínio público!) Vou ficar com essas (no presente momento):
"Somos todos filhos-da-puta e todos gostamos de ter alguém abaixo da gente, para acapachar e pisotear..."
"–Como eu com meus romances. Nem eu mesmo sei o que é verdade e o que é mentira."
"–Você é uma puta, Pedro. Tão puta como eu. Vende uma mentira e finge que é verdade."
"O coração não pode se dividir em pedaços. A única coisa segura em minha vida é a confusão. É constante ao longo da minha vida: a confusão, o caos, os rolos..."
"Assim estava eu, incoerente. Pensando em vinte coisas diferentes e em nada."
"—O que você vai encontrar já está dentro de você. Não tem que procurar nada."
"—Mas você adora as minhas perversões sexuais. E só conhece as primeiras páginas do catálogo." Junte isso + sexo + poesia + Cuba + Estocolmo + rum...  7/75 -> #Projeto75LivrosEmUmAno

Valeu, @jimcarbonera! (O Pedrito é o foda!)
📚

O 6º #livro do ano foi o amável #ACasaDosMacacos de #SaraGruen, autora do bestseller #ÁguaParaElefantes.
Gente, a Sara está muito melhor nesse livro...eu adorei o Água... Principalmente pelo fato de que eu nunca me esqueço da formidável narrativa, pela qual ela apresenta o fabuloso universo circense.
Já no A casa, ela veio com uma narrativa mais contemporânea, tratando de assuntos mais triviais mesclados com assuntos polêmicos, tal como o tratamento dos humanos para com os animais.
Os bonobos são apaixonantes! Quero ser um #bonobo.
E o melhor de tudo: esse também veio daquela parte da estante dos livros que provavelmente não seriam lidos. E o comprei por $9,99. 🐵🐒🙊🙉🙈😀🍌


O 5º #livro do ano foi o romance que deu origem ao #clássico de #Hitchcock - #PSICOSE de #RobertBlock. (Quem não se lembra da cena da mina gritando no box do banheiro...e aquela trilha sonora inconfundível?) Mas o que de fato está encantando essa galera nova que está lendo e revivendo esse sucesso dos cinemas, certamente é a impecável edição da #DarkSide.
Um #box com os romances de três filmes, um designe hiper hype e com três marcadores de brinde (um de cada título). -FODA (define!). Quanto ao livro eu já sabia do que se tratava...mas achei muito legal como o romance se dá de forma leve...e como a gente consegue lê-lo em um dia e sendo esse dia, justamente um domingo quente como o quintal do inferno.
Frases: •"'Está tudo bem', disse ele, perguntando-se por que não havia palavras melhores, por que nunca havia palavras melhores para responder ao medo, à dor e à solidão. 'Está tudo bem, acredite.'". •"Agora não adiantava chorar pelo leite derramado. Ainda que não tivesse sido leite." •"Você acaba confessando quando tem a consciência pesada." •"O que ela não pudera ler na cara sem graça, gorda e comum de Norman Bates, agora se mostrava com toda clareza em sua biblioteca." •"Nós não somos tão lúcidos quanto fingimos ser." Rsrsrs...e tudo por causa de qua-ren-ta mil dólares. 
#Projeto75LivrosEmUmAno
5/75 
#BoaNoite e boa semana aos #Leitores #viciados e #psicóticos...hahaha




O 4º #livro do ano foi o convite incomum a visitar #Cuba, intitulado como #NossoGGEmHavana de #PedroJuanGutiérrez.
Um livro com putas, palavrões, negros de paus enormes, rum, calor, jogatina, mais putas, maconha, gangues, FBI, KGB, URSS, tubarões pretos, dois GGs, muito calor, praia, cerveja cubana, assassinatos, livros, passagens filosóficas, calor pra caralho, putas, Havana, boates, dinheiro, armas, espionagem, sexo...eu já disse putas e muito calor?
Enfim...é um livro que dava pra ser melhor...acho que o Pedro Juan Gutiérrez deu uma economizada nas ideias dele...em enxutas e tropicais 125 páginas.
Apesar de tudo, dos palavrões e do lado pesado do romance e do autor descrever as risadas dos personagens nas falas com "HaHaHa e HãHãHã"(o que eu particularmente acho que em algumas partes acabou tirando o ar irônico da coisa)... Eu como um bom boêmio, me senti tentado por inúmeras vezes a visitar Cuba. 
E apesar do livro deixar a desejar na amarração do enredo e na conclusão da história, ainda assim, achei muito boa a escrita e achei um tesão essa mistura das expressões do cotidiano  com a presença de elementos de uma escrita rebuscada, com pitadas do coloquial à filosofia contemporânea. 
#Cerveja barata e muita putaria. Hahaha
Seguem algumas das diversas frases que eu anotei:
"O equilíbrio, minha querida Elizabeth. Um pouquinho de inferno e um pouquinho de paraíso. A fórmula é simples. E funciona." "Meu corpo pede isso há dias, mas um homem sem dinheiro é como um saco de merda." "—Aqui combinam tudo antes, desse jeito?
—Aqui e em qualquer outro lugar, mister. Tudo é acertado antes neste mundo de merda. Não acredite na sorte, não acredite na honestidade, não acredite em nada." "—Em Cuba nada é exato. Esse é o encanto."


O 3º #livro do ano:
#AIdentidade escrito por #MilanKundera.
É um livro curto...quase um rascunho de um livro...mas é tão profundo que me faltam adjetivos e superlativos que sejam capazes de exprimir o que eu penso. 
Milan é o autor que simplesmente narra o pensamento... Pra mim é como se ele entendesse e conseguisse ao mesmo tempo captar e colocar em palavaras aquelas vozes que nos acompanham dentro da cabeça...aquelas vozes que não sabemos o que realmente são.

No livro ele trata, na verdade da perda da identidade de cada um quando se é um casal. E cara, como eu sempre pensei nisso, como sempre me foi perceptível... Quantas pessoas não passam a parecer tanto com seu par, que chegamos ao ponto de não reconhecermos mais quem é quem?! Frases do livro: "Se, antes desse único encontro a sós, ele a tivesse encontrado muitas vezes tal como ela era com os outros, teria reconhecido nela o ser amado?..."
"Seja sorte ou azar nascer nesta terra, a melhor maneira de nela passar a vida é deixar levar, como faço neste momento, por uma multidão alegre e ruidosa que avança."
"Porque todas as ideias se equivalem. Porque todas as afirmações e tomadas de posição têm o mesmo valor, podem ser colocadas lado a lado, se cruzar, se acariciar, se confundir, se apalpar, se tocar, copular."
"Infelizmente, o mundo não sabe parar o fluxo louco de suas transformações." Ufa...que turbilhão de frases...tem mais um monte, gente! #loucura, Milan é profundidade sem fim!

O 2º #livro do ano foi o doloroso #ACicatrizDeDavid de #SusanAbulhawa.
Este livro estava lá na minha estante, na parte dos que "provavelmente não serão lidos", pois comprei por impulso, só porque estava por R$9,99.
Que bobeira eu ia fazer! Esse livro é lindo, fez com que, sobretudo, eu reforçasse a minha ideia de que tudo, de fato, tem três lados. Toda história tem três ou mais pontos de vista. 
Esse romance descreve as dores e marcas horrendas que decorrem de uma guerra que parece ser sem fim. A guerra que por anos degrada qualquer esperança de paz no #OrienteMédio. A guerra que de santa só tem o nome. 
Adorei a escrita da Susan Abulhawa! É um romance que saiu da forma básica de um romance...( é cheio de vozes!). Sem contar que tem aquele tom meio #KhalilGibran. 
Super recomendo. Hoje vejo a #Palestina e os palestinos de maneira diferente, assim como os judeus, os árabes... Alá e quem quer que seja o nosso Deus.

Frase? (São muitas, mas escolhi duas):
" —Todos nós nascemos com os maiores tesouros que teremos em nossas vidas. Um desses tesouros é a nossa mente e o outro é o nosso coração. E o que precisamos pra utilizar esses tesouros é de tempo e saúde." "O que quer que você sinta, guarde para si." 2/75


O 1º #livro do ano foi o denso, profético e avassalador: #ARevoluçãoDoAmor por uma espiritualidade laica de #LucFerry.

Cara, eu pensei que eu não fosse conseguir terminar de ler...mas me mantive forte. Ferry escreve muito bem, é um poço de referências, manja demais. 
Marquei tanta coisa importante, tantas frases e passagens filosóficas que eu nem sei o que dizer... tô meio abobalhado ainda. Mas só o indico pra quem curte mesmo o tema. 

Uma frase que eu gostei muito:

"Mas o essencial é o seguinte: se dispuséssemos de microscópios que, em vez de nos revelar os segredos das moléculas ou das bactérias, nos permitissem analisar de perto os conceitos e as ideias, comprovaríamos em laboratório, em estado puramente químico, que o consumo se parece exatamente com o vício. Eles têm, fundamentalmente, o mesmo DNA."




Nenhum comentário:

Postar um comentário